quinta-feira, 15 de julho de 2010

Como Surgiu o Karatê

Como Surgiu o Karatê

KARATÊ

O que é

É mais uma arte japonesa, uma das mais populares do mundo seu desenvolvimento se dá graças aos esforços de mestres como Gichin Funakoshi, Chojun Miyagi, Kenwa Mabuni, Kanbun Ueki, Choki Motobu.

A palavra Karate significa "mãos vazias" (Kara-Vazia/ te- Mãos), assim como outras artes japonesas (marciais ou não), é um caminho para o desenvolvimento espiritual (Do).Mais de uma forma geral as formas de luta de Okinawa ficaram conhecidos apenas como " Te"(mãos).Os principais estilos da época eram o Shuri-te, Naha-Te e Tomari-te (nomes originários das cidades onde foram desenvolvidos.

Histórico
A história nos conta que durante a dinastia Ming (1368 a.C. a 1644 a.c.), cinco monges escaparam da destruição do Templo Shaolin. Ficaram conhecidos como " Os Cinco Ancestrais", eles vagaram por toda a China, cada um com o seu tipo de Kung Fu. Vários historiadores acreditam que deste fato surgiu os cinco estilos mais famosos de Kung-Fu: Tigre, Dragão, Leopardo, Serpente e Grou.
Em 1393 uma pequena colônia de letrados e a artesões chineses se estabeleceu em Okinawa, a pedido do governo da ilha. Esses imigrantes desempenharam um papel importante na evolução cultural dos okinawanos, ensinando-lhes a escrita chinesa Kanji, e prestando diversos serviços na administração pública do pequeno reino.

O Karatê nasceu na pequena ilha de Okinawa, situada entre o extremo sul do Japão e a ilha de Taiwan (antiga Formosa). Originalmente usava-se o termo Te (mão) ou To-de (mão chinesa) para designar, uma prática de mãos vazias reservada à elite guerreira do castelo de Shuri Com o tempo, o Te se desenvolveu em Okinawa, sofrendo um crescimento acelerado sob fortes influências das artes marciais chinesas.Com a vinda dos coreanos e chineses, estes trouxeram seus estilos de luta que se mesclaram com o nativo fazendo nascer o karatê primitivo.

Em 1868 o Japão entra na era Meiji, que marcou a abolição do antigo sistema feudal e o nascimento de uma nova sociedade.Okinawa sempre manteve a posição de reino semi-independente até pouco depois da restauração Meiji.

No ínicio do século 19, um novo estilo de "Te" surgiu na cidade comercial de Naha, para diferenciar este e outros estilos do Te original, cada forma de combate passou a ser chamadapelo nome da cidade onde havia surgido. É por isso que temos os sistemas" Naha-Te" e "Shuri-Te". De derivações do Shuri-Te e do Naha-Te surgiram os demais estilos praticados na ilha, e posteriormente no Japão. Em Okinawa até a Segunda Guerra Mundial, eram usados os termos "Te" ou "To-de". Os mestres de Okinawa introduziram o estilo deles no Japão, usando os Kanji originais. Só que a pronúncia japonesa (Kun) do Kanji "To-de" é" Kara-te". O kanji "to" evocava abertamente sua origem chinesa. Então os mestres okinawenses, substituiram o kanji antigo pelo kanji " Kara" transformando-o de kara-te (mão da China) em Kara-te (maõ vazia). Daí para a oficialização pela Dai Nippon Butokukai foi um curto passo.

Quando o Karatê de Okinawa foi introduzido no Japão, ainda não era uma forma adaptada a um ensino público. Era ensinado e passado adiante em segredo e poucas pessoas o conheciam. Os exercícios não seguiam uma ordem estabelecida, e nenhuma terminologia havia sido adotada para as diferentes técnicas. Era um embrião ainda, uma forma de combate rudimentar, desconhecida, de uma pequena ilha do Pacífico. Em 1979, o rei Shotai, de Okinawa, foi forçado a abdicar. Então as ilhas Ryu-Kyu, foram anexadas ao arquipélago japonês. Quando Okinawa foi assimilada pelo arquipelago japonês, os jovens okinawenses foram recrutados para o serviço militar.

Na inspetoria médica, os oficiais japoneses, repararam na ótima condição física dos jovens. Quando descobriram, que eles praticavam o To-de, sugeriram à prefeitura de Okinawa a obrigatoriedade, desses exercícios nos programas escolares de educação física. Um fato importante é que Okinawa foi a primeira parte do Japão a entrar em contato com os portugueses, que láintroduziram a arma de fogo, que mudou completamente as técnicas de guerra até então conhecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário