quinta-feira, 15 de julho de 2010

Como surgiu a Copa do Mundo?

Por Lígia Rocca em 07/06/2010

A Copa do Mundo foi criada em 1928 pelo francês Jules Rimet, que na época era o presidente da FIFA (Federation Internacional Football Association) e teve a grande ideia de fazer um campeonato entre as melhores seleções de futebol do mundo.

Como o time do Uruguai era bicampeão olímpico e considerado uma grande potência, o país acabou sendo o escolhido para sediar a primeira edição.

As seleções foram convidadas pela FIFA, sem a necessidade de participar de partidas eliminatórias como acontece atualmente. Mas apenas 13 países aceitaram: Uruguai, Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Paraguai, México, Estados Unidos, França, Iusgolávia, Romênia e Bélgica.

A primeira Copa do Mundo foi realizada em 1930 e, confirmando o favoritismo, a seleção uruguaia levou a taça. Desde então, a cada quatro anos as melhores seleções se reúnem para o evento. Apenas em 1942 e 1946, por conta da Segunda Guerra Mundial, é que a Copa deixou de ser realizada.

Essa será a 19º edição e pela primeira vez o continente africano vai ser sede. O Brasil é o único país que participou de todas as edições, além de ser o único que tem cinco títulos conquistados: em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.

A Itália aparece em seguida com 4 títulos e a Alemanha tem 3. Já a Argentina e o Uruguai venceram o torneio 2 vezes
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário